Visto ETA - Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá

Canadairá aplicar o seu próprio sistema ETA

O Canadáprepara-se para seguir o exemplo dos Estados Unidos e da Austrália e implementar o seu próprio sistema para facilitar as viagens para o Canadá através da Autorização Eletrónica de Viagem ou ETA (ElectronicTravelAuthorisation). A aplicação deste sistema deverá estar a funcionar em pleno em 2015 e será uma das iniciativas para diminuir a entrada de pessoas não autorizadas no Canadá.

O que é a Autorização Eletrónica de Viagem?

Tal como o nome indica, o ETAé um documento que confirma que tem autorização para viajar para o Canadá. No entanto, em vez de obter uma autorização através dos canais habituais que demoram muito tempo, precisa apenas de entrar no site oficial do CitizenshipandImmigration Canada (CIC). Depois disso receberá a confirmação de sua elegibilidade para viajar dentro de minutos, também de forma eletrónica. A pessoa terá então que imprimir uma cópia e entregar em conjunto com os documentos necessários antes de embarcar para o Canadá.

Quem será afetado peloETA?

O ETAé parte de um programa de melhoria de segurança fronteiriça entre os Estados Unidos e o Canadá. Atualmente, os Estados Unidos não impõe restrições de visa a Canadianos. Por isso é muito provável que os Americanos estejam isentos de ETA quando o sistema estiver em funcionamento. No entanto, visitantes que venham de países isentos de visa como a Austrália e a Nova Zelândia, assim como viajantes de algumas nações Europeias serão aqueles que deverão obter o ETA. Os visitantes que venham de países não isentos de visa, por outro lado, não necessitam de obter o ETA visto que deverão seguir o processo normal para obter um visto.

O ETA ainda está em fase de planeamento embora já tenha sido incluído no orçamento. Visto que o sistema tem como objetivo filtrar pessoas não autorizadas, as pessoas na lista de interdição de voar, pessoas com registos criminais, e potencialmente pessoas cujos pedidos de refugiados foram recusados, são aqueles a quem será recusada entrada no Canadá quando o sistema ETA estiver em funcionamento.

Quais são os benefícios do ETA?

Para obter um ETA, a pessoa deve submeter alguma informação biográfica privada como o nome e data de nascimento, e detalhes biométricos como a impressão digital, depois disso a verificação da viagem será processada online. Como o sistema ETA irá filtrar as pessoas inadmissíveis antes de haver sequer uma data marcada de entrada no Canadá, a entrada das pessoas que são elegíveis será feita de forma mais rápida e mais eficiente.

Choose the Language

Contact Us

Emailcanada-eta.com